A diferença entre Timidez e Introversão

Devido as certas similaridades, Timidez e Introversão têm ao longo dos anos sendo confundidas pelas pessoas e também por textos, reportagens e tudo mais relacionado a comportamento e personalidade.

A diferença entre Timidez e Introversão será destacada no texto a seguir.

Anteriormente explicamos o que é timidez e sua relação direta com o comportamento do tímido em ocasiões sociais. Será que a introversão segue o mesmo critério?

O que é Introversão?

O que é Introversão?

De acordo com um dicionário, um introvertido é "uma pessoa mais interessada em sua própria vida mental do que no mundo ao seu redor."

Outro define introversão como "dirigir seus próprios interesses sobre si mesmo em vez de objetos ou de eventos externos", enquanto uma pessoa extrovertida é "uma pessoa cujo interesse é mais em seu ambiente e em outras pessoas do que em si mesmo."

Sem dúvida, essas definições parecem um pouco injustas. Eles fazem o traço de introversão soar como uma estreiteza mental e arrogante.

Mas muitos dos maiores pensadores do mundo são descritos como introvertidos: Charles Darwin, Thomas Carlyle, Sir Isaac Newton, Michael Faraday, Cezanne, Pestalozzi, Martin Luther e Albert Einstein entre outros.

Na realidade, uma pessoa extrovertida pode ser extremamente egocêntrica, enquanto um introvertido pode ser muito altruísta. Tudo depende do indivíduo.

Qual a diferença entre Timidez e Introversão?

"Introversão" também é usado muitas vezes como sinônimo de timidez. Mas existem diferenças importantes entre os dois tipos de personalidade.

Os introvertidos desfrutam da solidão, e podem ser perfeitamente felizes por si só, sem nenhum desejo de formar novos relacionamentos.

As pessoas tímidas, por outro lado, muitas vezes e desesperadamente querem estar mais perto de outras pessoas, mas têm medo, ou não sabem como.

Ao contrário de introversão, não parece ser a timidez uma maneira preferida de viver.

Quando você entende a definição de timidez com o sentido de "constranger-se na companhia de outros", pois ninguém gosta de se sentir estranho.

E poucas pessoas podem ou gostariam de evitar completamente a companhia de outras pessoas. Em suma, a diferença entre Timidez e Introversão é quando esta prefere a solidão e aquela é é forçada a isso.
Qual a diferença entre Timidez e Introversão?

Tímido e Introvertido ou Extrovertidas tímidas

Naturalmente, um introvertido pode ter elementos de timidez, e uma pessoa tímida pode ter elementos de introversão.

Mas, em sua forma mais pura, ser "tímido" e ser um "introvertido" são muito diferentes um do outro. É possível que uma pessoa seja introvertida, mas não ser tímida; ou seja, desfruta perfeitamente a solidão, mas não tem problemas para interagir com outras pessoas, quando a situação exige.



Também é possível ser tímido, sem realmente ser um introvertido; isto é, desfruta da companhia de outras pessoas mais do que o sua, mas não sabe realmente como fazer para conseguir isso.

Tímido e Introvertido ou Extrovertidas tímidas

Há até mesmo casos como extrovertidas tímidas.

Estas são as pessoas que são capazes de exercer a conversa com os outros, para tornar-se aceito e até mesmo popular, mas sempre sentem um certo nervosismo em torno de pessoas de qualquer forma.

Embora, teoricamente, elas saibam como ser extrovertidas, superando a sua tendência natural para medo e constrangimento, internamente ainda é uma luta para elas.

 Esta é, no entanto, a forma menos severa de timidez. Como você se sente por dentro quando se lida com os outros é muito menos importante do que como você aparece externamente.

post publicado em 28/01/2015 às 09:03

Comentários